CHAMADA DE TRABALHOS - Revista Desenredo - 2017/2

CHAMADA DE TRABALHOS - REVISTA DESENREDO - v. 13, n. 2, mai./ago. 2017



TEM√ĀTICA: Leitura em diversos suportes


A tem√°tica Leitura em diversos suportes contempla investiga√ß√Ķes te√≥rico-pr√°ticas desenvolvidas com diversos corpora que envolvam as √°reas de Artes, Lingu√≠stica e Literatura. Nesta proposta consideramos a m√ļsica, a dan√ßa, o teatro e as artes visuais em interface com aspectos liter√°rios sob diferentes abordagens. Tamb√©m outorgamos espa√ßo no dossi√™ tem√°tico para trabalhos realizados em √°reas conexas aos estudos da linguagem, tais como est√©tica, semi√≥tica, psicologia, sociologia, antropologia e educa√ß√£o.

 
Organizadores:
Profa. Dra. Graciela Rene Ormezzano
Prof. Dr. Francisco Fianco

Prazo final para submissão: até 31 de julho de 2017

 
Observar atentamente as seguintes Normas de Elaboração do artigo, conforme apresentadas na sequência. Caso o texto submetido não esteja em conformidade com essas Normas, não será acolhido para avaliação nas etapas seletivas previstas.


Desenredo - Diretrizes para os autores
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS


OBSERVA√á√ÉO: Desenredo publica trabalhos in√©ditos de professores e pesquisadores, vinculados a programas de p√≥s-gradua√ß√£o em Letras e √°reas afins, de institui√ß√Ķes de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. No caso de trabalhos em coautoria, mesmo que haja autor(es) que esteja(m) cursando o doutorado ou o mestrado, um dos autores, necessariamente, deve possuir o t√≠tulo de doutor e estar vinculado a um programa de p√≥s-gradua√ß√£o stricto sensu na √°rea.

Os artigos dever√£o ser in√©ditos e conter entre 15 e 20 p√°ginas. O autor deve anexar ao seu texto uma breve nota biogr√°fica indicando o seu nome completo, local em que leciona e/ou pesquisa, sua √°rea de atua√ß√£o e e-mail. Utilizar o sistema SEER da Revista para submeter o artigo. Os trabalhos encaminhados ser√£o submetidos √† aprova√ß√£o dos membros da Comiss√£o Editorial e/ou do Conselho Editorial. Os conceitos emitidos nos artigos ser√£o de inteira responsabilidade dos autores, n√£o refletindo, obrigatoriamente, a opini√£o dos pareceristas que integram a Comiss√£o e os referidos Conselhos. A revista n√£o se compromete em devolver os originais recebidos ap√≥s o processo de an√°lise. Cada artigo publicado dar√° direito a dois exemplares da revista para o autor (no caso de haver dois ou mais autores, cada um receber√° um exemplar). As provas para ajustes de conte√ļdos e/ou corre√ß√£o de erros de digita√ß√£o na prepara√ß√£o da vers√£o final para publica√ß√£o ser√£o enviadas ao(s) autor(es) correspondente(s) e dever√£o ser desenvolvidas dentro de um prazo m√°ximo de 72 horas por correio eletr√īnico.


APRESENTAÇÃO DO TEXTO

Para efeito de padroniza√ß√£o gr√°fica, os trabalhos dever√£o seguir, rigorosamente, as normas abaixo especificadas, sob o risco de n√£o serem aceitos, independentemente da adequa√ß√£o do conte√ļdo.

1. O trabalho dever√° ser apresentado na seguinte sequ√™ncia: t√≠tulo; nome(s) do(s) autor(es); resumo; palavras-chave; texto (se√ß√Ķes obrigat√≥rias: introdu√ß√£o; fundamenta√ß√£o te√≥rica: (t√≠tulos e subt√≠tulos), metodologia/procedimentos metodol√≥gicos, resultados e an√°lise; considera√ß√Ķes finais/conclus√£o; t√≠tulo abstract ou r√©sum√©; t√≠tulo do artigo na l√≠ngua estrangeira escolhida; texto do abstract ou r√©sum√©; keywords ou mots-cl√©; notas; refer√™ncias.

2. O texto deve vir acompanhado de telefone e e-mail dos autores, obrigatoriamente. 

3. A primeira p√°gina deve incluir o t√≠tulo, centralizado, em negrito, corpo 16, somente a primeira letra mai√ļscula; nome(s) do(s) autor(es), em it√°lico, somente as iniciais em mai√ļsculas, duas linhas abaixo do t√≠tulo √† direita, com asterisco remetendo ao p√© da p√°gina para identifica√ß√£o do Programa de P√≥s-gradua√ß√£o (indicar a qualifica√ß√£o do docente; se discente, mestrando ou doutorando) a que o autor pertence e e-mail; resumo (a palavra Resumo em it√°lico, tr√™s linhas abaixo do nome do autor, seguida do resumo propriamente dito, duas linhas abaixo da palavra Resumo, corpo 10, espa√ßo simples, apresentado num √ļnico par√°grafo de, no m√≠nimo, 7 linhas e, no m√°ximo, 10 linhas); palavras-chave (Palavras-chave em it√°lico, seguida de dois pontos, duas linhas abaixo do fim do resumo; devem ser separadas entre si por ponto; m√≠nimo de tr√™s e m√°ximo de cinco palavras-chave, corpo 10).¬†

4. Tipo de letra corpo do texto: Times New Roman, corpo 12.

5. Espa√ßamento: espa√ßo simples entrelinhas e par√°grafos; espa√ßo duplo entre partes, tabelas, ilustra√ß√Ķes etc.

6. Adentramento: 1 cm para assinalar par√°grafos.

7. Cita√ß√Ķes textuais:
a) até 3 linhas: marcadas entre aspas no corpo do texto;
b) com mais de 3 linhas: justificada e recuada em 1 cm, sem aspas, corpo 10. 

8. Subt√≠tulos: centralizados, em negrito, somente a primeira letra mai√ļscula; sem numera√ß√£o, corpo 14; introdu√ß√£o, conclus√£o, notas e refer√™ncias seguem o mesmo padr√£o.

9. A palavra Abstract ou Résumé em itálico, duas linhas abaixo do final do texto. Duas linhas abaixo da palavra Abstract ou Résumé deve constar a versão em inglês ou francês do título do artigo. O corpo do Abstract ou Résumé segue a mesma formatação do resumo: corpo 10, mínimo de sete e máximo de dez linhas; as palavras Keywords ou Mots-clé, duas linhas abaixo do final do texto do abstract ou Mots-clé, em itálico, seguidas de dois pontos, mínimo de três e máximo de cinco palavras.

10. Ilustra√ß√Ķes, tabelas e outros recursos visuais: dever√£o ter identifica√ß√£o completa (legenda e fonte) e ser numeradas consecutivamente, inseridas o mais pr√≥ximo poss√≠vel da men√ß√£o no texto. Por se tratar de publica√ß√£o em preto e branco, recomenda-se, na elabora√ß√£o de gr√°ficos, uso de texturas no lugar de cores. Em caso de fotos ou ilustra√ß√Ķes mais elaboradas, dever√° ser enviado arquivo anexo com os originais. Tabelas e quadros dever√£o estar no formato de texto, n√£o como figura. Imagens e/ou ilustra√ß√Ķes dever√£o ser enviadas como ‚ÄúDocumentos suplementares‚ÄĚ em arquivo √† parte, no formato JPG, ou TIF, em alta resolu√ß√£o (no m√≠nimo 200 dpi). O autor √© respons√°vel pela autoriza√ß√£o de publica√ß√£o da imagem, bem como pelas refer√™ncias correspondentes.

11. Siglas: na primeira vez em que forem mencionadas, devem, antes de constar entre parênteses, ser escritas por extenso, conforme exemplo: Universidade de Passo Fundo (UPF). 

12. Notas: deverão ser utilizadas apenas as de caráter explicativo e/ou aditivo. Não serão aceitas notas de rodapé (converter em notas de fim).

13. Anexos: caso existam, devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.

14. Destaques: deverá ser usado itálico para palavras estrangeiras com emprego não convencional, neologismos e títulos de obras/periódicos.

15. Cita√ß√Ķes: dever√£o obedecer √† forma (SOBRENOME DO AUTOR, ano) ou (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx). Diferentes t√≠tulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, dever√£o ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (SOBRENOME DO AUTOR, anoa, p. xx). As cita√ß√Ķes com mais de tr√™s linhas devem constar sempre em novo par√°grafo, em corpo 10, sem aspas, com espa√ßamento entrelinhas simples e recuo de 1 cm na margem esquerda. Dever√° ser adotado uso de aspas duplas para cita√ß√Ķes diretas no corpo de texto (trechos com at√© tr√™s linhas). No caso de mais de tr√™s autores, indicar sobrenome do primeiro seguido da express√£o latina et al. (sem it√°lico). A refer√™ncia reduzida dever√° ser inclu√≠da ap√≥s a cita√ß√£o, e n√£o ao lado do nome do autor, conforme exemplo: De acordo com Freire, ‚Äú[...] o educador problematizador (re)faz, constantemente, seu ato cognoscente, na cognoscitividade dos educandos‚ÄĚ (1987, p. 69).

16. Referências: deverão constar, exclusivamente, os textos citados, em ordem alfabética pelo nome do autor, seguindo as normas da ABNT. Deverá ser adotado o mesmo padrão em todas as referências: logo após o sobrenome, que será grafado em caixa-alta, apresentar o nome completo ou apenas as iniciais, sem misturar os dois tipos de registro (FREIRE, Paulo ou FREIRE, P.)

Exemplos de referências mais recorrentes:

Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. 
Capítulos de Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. p. xx-yy. (página inicial - final).

Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade: Editora, v. ___, n. ___, p. xx-yy (página inicial - final), mês abreviado. ano.
Textos de publica√ß√Ķes em eventos:
SOBRENOME, Nome. T√≠tulo. In: NOME DO EVENTO, n√ļmero da edi√ß√£o do evento, ano em que o evento ocorreu, cidade de realiza√ß√£o do evento. T√≠tulo dos Anais. Cidade: Editora, ano. p. xx-yy (p√°gina inicial - final).

Teses / Disserta√ß√Ķes:
SOBRENOME, Nome. T√≠tulo da D/T. Ano. N√ļmero folhas. Disserta√ß√£o/Tese (Mestrado em.../Doutorado em...) ‚Äď Nome do Programa de P√≥s Gradua√ß√£o ou Faculdade, Nome da IES, Cidade, Ano.

Sites:
[Informa√ß√Ķes vari√°veis]. Dispon√≠vel em: . Acesso em: dd. mm(abreviado). aaaa.


Endereço para correspondências
Universidade de Passo Fundo
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)
Prédio B4 - Campus I
Rodovia BR 285 - Km 292 - Bairro São José
CEP 99.052-900
Passo Fundo - RS
Fone: (54) 3316-8341
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.