Sobre o Curso

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 24 de março de 2003. O PPGL surgia como decorrência de um processo de uma movimentação de décadas na área de Letras na Universidade de Passo Fundo.



  • Reconhecido pelo Parecer no 238/2003 da C√Ęmara de Educa√ß√£o Superior do Conselho Nacional de Educa√ß√£o, publicado no D.O.U. em 08 de junho de 2004.
 

Objetivos
 
 
  • Oportunizar a continuidade e o aprofundamento da forma√ß√£o de docentes da √°rea de Letras e de √°reas afins, qualificando a pr√°tica cient√≠fico-pedag√≥gica dos profissionais que atuam em diferentes n√≠veis de ensino;
  • capacitar graduados e especialistas das referidas √°reas para a realiza√ß√£o de atividades de pesquisa no √Ęmbito dos estudos lingu√≠sticos e liter√°rios, proporcionando-lhes o acesso e a discuss√£o aos pressupostos te√≥ricos e metodol√≥gicos que fundamentam o trabalho de investiga√ß√£o;
  • formar docentes para atuar no ensino superior, qualificando a pr√°tica cient√≠fico-pedag√≥gica dos profissionais que atuam na √°rea de Letras e nas √°reas afins;
  • avan√ßar em a√ß√Ķes, com car√°ter prospectivo, de interven√ß√£o s√≥ciocomunit√°ria, cultural e educativa, especialmente na √°rea de abrang√™ncia da Universidade de Passo Fundo, para forma√ß√£o de sujeitos conscientes, cr√≠ticos e esteticamente sens√≠veis;

  • formar pesquisadores qualificados no √Ęmbito dos estudos lingu√≠sticos e liter√°rios, proporcionando-lhes a discuss√£o, o aprofundamento e a renova√ß√£o dos pressupostos te√≥ricos e metodol√≥gicos que fundamentam o trabalho de investiga√ß√£o no √Ęmbito da leitura e da produ√ß√£o discursiva;
  • investir na forma√ß√£o de profissionais qualificados √† pesquisa e ao ensino, os quais, sob a orienta√ß√£o de uma linha de pesquisa, desempenhem atividades numa perspectiva interdisciplinar, na qual sejam eficientemente operados e tamb√©m desenvolvidos conceitos relativos tanto aos estudos lingu√≠sticos quanto aos liter√°rios.